sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Minotauro vs Frank Mir II: Um Reencontro Mitológico


Nunca me esqueço do UFC 140. Três grandes lutadores brasileiros no card principal. Antônio RogérioMinotouro”, Antônio RodrigoMinotauro” (irmãos gêmeos) e LyotoThe DragonMachida no evento principal da noite pelo cinturão de Jon Jones, aliás, luta já comentada por esse escriba que vos escreve.

A noite não foi das melhores para nós brasileiros: Basta lembrar que Minotouro salvou a noite ao vencer Tito Ortiz. Mas o que eu realmente gostaria de abordar aqui é a luta entre Minotauro e Frank Mir, um reencontro de proporções mitológicas...

Na primeira luta, Frank Mir venceu Minotauro no UFC 92, em dezembro de 2008 por knock out técnico decorrente de uma sequência de combinações de Boxe, uma das especialidades do próprio Minotauro. È de se estranhar um pouco, uma vez que Frank Mir é especialista em Jiu-Jitsu (luta de chão) e muito frequentemente deixa a desejar nas lutas em pé.

A explicação veio depois: Rogério Minotauro não lutou 100% em razão de uma infecção bacteriana que o deixou internado em hospital dias antes da luta. Trata-se de uma bactéria que começou a ficar muito famosa, principalmente entre lutadores de Jiu-Jitsu, em particular, e de lutas agarradas, em geral. O suor, tatames e kimonos insuficientemente limpos e pequenos machucados são os grandes vilões para a transmissão. Há registros de morte. De certa forma, os atletas estão acostumados a conviver com a dor e. por esse motivo, esse sintoma inicial acaba sendo ignorado. Quando um médico é procurado é porque a infecção já se encontra em um estágio avançado e quando não diagnosticada a tempo... o indivíduo pode vir a óbito.

Frank Mir nunca gostou muito dessas explicações e, por outro lado, Minotauro nunca achou Frank Mir um grande adversário, de modo que essa estória não estava, ainda, bem resolvida.

Quatro anos depois essa estória toda seria tirada a limpo no UFC 140. E o que se sucedeu foi algo difícil de acreditar, com direito a uma cena chocante.

Luta de apenas um round: Minotauro começa golpeando e logo vão para a grade e ficam por lá um bom tempo. Mir derruba Minotauro mas esse logo se levanta e voltam para a grade. Minotauro solta algumas cotoveladas e Mir afasta-o. Minotauro solta duas sequências de “jab-direto” e Mir vai ao chão. Mir tenta agarrar uma das pernas de Minotauro, mas sem sucesso. Em seguida, já com a faca e o queijo na mão, Minotauro “gruda” em Mir e desfere-lhe vários socos em seu rosto. Nesse instante, Mir encontra-se com a testa “colada” no chão. Ao notar o pescoço de Mir exposto, Minotauro vai, como de praxe, para uma “guilhotina” de modo a finalizar a luta. A “guilhotina”, por algum motivo, falha e Mir aplica uma “chave de braço” em Minotauro. Os dois rolam no chão e Minotauro é levado, infelizmente, a uma situação limite de ter de “bater”. Mas, antes disso acontecer (Minotauro já estava levantando a outra mão para “bater”), um estalo é ouvido e o braço direito de Minotauro é arrancado de seu lugar.
O juiz interrompe, Mir comemora e vê-se a triste cena de Minotauro no chão, levando a mão esquerda à cabeça num choro de lamentação. Havia acabado de retornar de uma longa jornada de fisioterapia. Volta, agora, a reviver esse drama. Além de tudo, ouve diretamente de Mir (já nos bastidores) que em algum momento da luta chegou a “apagar” e depois acordou. Isso significa que Frank Mir chegou a ser nocauteado! Tudo indica que foi no momento em que estava com a testa “colada” no chão...

Ah, Minotauro! Tu és uma lenda, um mito. E que mito! Fruto de uma relação amaldiçoada pela deusa Afrodite entre a mulher do rei Minos, Pasífae, e do Touro Cretense (que deveria ter sido sacrificado pelo rei Minos). Chegou a ser criado ainda pela mãe na infância mas, ao crescer, tornou-se feroz. Minos pede, então, a Dédalo que construa um grande labirinto para abrigar a fera. Minotauro não possuía uma fonte de alimentos. Tinha, então, que devorar pessoas para sobreviver.
Diz a lenda que Egeu, rei de Atenas, para evitar uma certa praga, deveria, segundo uma determinada versão, sortear e enviar anualmente sete rapazes e sete donzelas atenienses para que fossem devorados por Minotauro na forma de um banquete.

Esse reencontro no UFC 140... É como se em um desses banquetes, uma de suas presas tivesse golpeado Minotauro  num momento de distração e conseguido fugir de seu tenebroso e estonteante labirinto deixando-o para trás, estirado no chão, com um braço quebrado...